Skip to main content

Conteúdos populares

Financeiro
09/09/2024
Tempo de leitura estimada: 3 minutos

STEF apresenta os resultados do 1.º semestre de 2024

Consumo alimentar ainda fraco na Europa, com elevada volatilidade mensal nas atividades. 
Continuação da integração das últimas aquisições.
 

O Conselho de Administração do Grupo STEF, o líder europeu em serviços de transporte e logística de produtos alimentares com temperatura controlada, aprovou as contas do primeiro semestre deste ano.

Os primeiros seis meses do ano assinalam a consolidação das nossas atividades e a continuação do nosso desenvolvimento na Europa graças a várias operações de crescimento externo. Durante este período, a retoma do consumo alimentar tardou a concretizar-se, afetando o nosso volume de negócios, que cresceu moderadamente, e o nosso resultado operacional, que diminuiu ligeiramente. Quanto ao nosso resultado líquido, este reflete o elevado nível das taxas de juro durante o período. Neste contexto, o nosso Grupo prosseguiu a sua política de investimentos, pois estamos convencidos de que esta é uma garantia de desempenhos para o futuro.

Stanislas Lemor
Presidente e Diretor Executivo

resultados do 1.º semestre de 2024

Em milhões de euros S1 2023 S1 2024 Variação
Volume de negócios 2179,1 2325,2 6,7%
Resultado operacional (EBIT) 113,2 106,6 (5,8%)
em % do volume de negócios 5,2% 4,6% (0,6) pb
Resultado das atividades realizadas 79,2 68,1 (14,1%)
Resultado das atividades descontinuadas 15,6
Resultado líquido - quota do Grupo 94,8 68,0 (28,3%)
Programa de investimento líquido (1) (53,8) (218,0)
Fluxo de caixa livre (2) 115,1 (94,5) (209,7)
Alavancagem financeira (endividamento líquido/capitais próprios) 0,92 1,09 0,17

(1) Corresponde aos fluxos líquidos de caixa das operações de investimento apresentados no mapa dos fluxos de caixa

(2) Corresponde à soma dos fluxos de caixa líquidos da atividade e dos fluxos de caixa líquidos das operações de investimento apresentados no mapa dos fluxos de caixa

Resultados operacionais

Resultados operacionais (em milhões de euros) S1 2023 S1 2024
STEF França 63,4 53,4
STEF Internacional 45,9 49,6
Outras atividades 3,8 3,7
Resultado operacional (EBIT) 113,2 106,6

Durante o período, o endividamento líquido do Grupo passou de mil milhões de euros para 1,3 mil milhões de euros, em resultado da sua estratégia de investimento (crescimento externo, imobiliário e veículos), o que lhe permite consolidar a sua liderança nos seus mercados. Este fluxo de investimento, associado a uma base de comparação extremamente elevada devido à cessão da La Méridionale em 2023, resultou numa variação significativa do fluxo de caixa livre do Grupo.

Informações semestrais por área geográfica e atividade

STEF França

  • A rentabilidade da atividade dos produtos frescos diminui num contexto de estagnação do consumo alimentar. 
  • A atividade dos produtos congelados regista uma diminuição dos seus fluxos e uma queda da taxa de preenchimento dos seus armazéns que afeta a rentabilidade. 
  • Embora a atividade dos hipermercados registe um bom crescimento, beneficiando dos efeitos positivos de novos desenvolvimentos comerciais, deve enfrentar a concentração do setor da distribuição. 
  • As atividades TSA (produtos temperados secos e alimentares) e Acondicionamento registam uma boa dinâmica, o que lhes permite manter um desenvolvimento contínuo. 
  • A atividade Food Service continua a progredir num contexto de abrandamento do crescimento do mercado da restauração.

STEF Internacional 

  • Itália regista uma dinâmica comercial positiva e mantém um bom controlo dos seus recursos operacionais. 
  • Espanha beneficia dos efeitos positivos do desenvolvimento das suas atividades Food Service. 
  • A forte dinâmica comercial de Portugal e a estratégia de especialização implementada nos últimos dois anos permitem consolidar as suas posições nos diferentes mercados. 
  • O Reino Unido regista um crescimento do seu volume de negócios, com um efeito cambial favorável, e mantém a sua rentabilidade, apesar de um abrandamento das atividades internacionais.

Perspetivas

Num contexto económico ainda incerto, o Grupo STEF continua confiante na solidez do seu modelo de criação de valor. O Grupo pretende prosseguir uma política de investimento direcionada, com especial incidência nos investimentos no domínio da transição energética. Por último, o Grupo continua a progredir na sua abordagem global de acompanhamento das relações com os clientes, incluindo a transformação do seu serviço de apoio ao cliente.

 

As contas semestrais foram objeto de uma revisão limitada por parte dos revisores oficiais de contas e serão publicadas no website do Grupo.

Próxima publicação
Volume de negócios do 3.º trimestre de 2024: 17 de outubro de 2024 após o fecho da bolsa