Skip to main content
Conteúdos populares
Financeiro
17/10/2024
Tempo de leitura estimada: 2 minutos

Volume de negócios do 3.º trimestre de 2024

Num contexto em que o consumo alimentar se mantém persistentemente débil em França, o volume de negócios aumenta, mas em comparação com uma base que já se apresentava desfavorável no 3.º trimestre de 2023.
Os efeitos positivos do crescimento externo justificam mais de metade do aumento do volume de negócios.

O Grupo STEF, líder europeu em serviços de transporte e logística de produtos alimentares sob temperatura controlada, anuncia um volume de negócios de 1.217 milhões de euros para o 3.º trimestre de 2024, ou seja, um aumento de 10,0% (+4,4% numa base comparável).

Evolução do volume de negócios do 3.º trimestre de 2024 (em milhões de euros)

3.º trimestre 2023 2024 Variação % Numa base comparável %
STEF França 583,1 605,3 3,8% 4,3%
STEF Internacional 372,4 466,5 25,2% 7,8%
Outros 151,1 145,7 (3,6%) (3,7%)
TOTAL 1.106,6 1.217,5 10,0% 4,4%

Evolução do volume de negócios do 3.º trimestre de 2024 (em milhões de euros)

3.º trimestre 2023 2024 Variação % Numa base comparável %
Atividades do Grupo 959,5 1075,8 12,1% 5,6%
Vendas de mercadorias para a atividade Food Service 147,1 141,7 (3,7%) (3,7%)
Total 1.106,6 1.217,5 10,0% 4,4%

Informações por área geográfica e atividade

STEF França

  • Os volumes movimentados pela atividade de Produtos Frescos continuam a ser afetados pelo fraco consumo alimentar. No entanto, a atividade está a beneficiar dos efeitos positivos de várias extensões de plataformas (Lille, Annemasse e Brive-la-Gaillarde).
  • Num mercado que continua a ser altamente competitivo, a dinâmica da atividade Hipermercados é sustentada pelo seu posicionamento reconhecido e pelo arranque de três novos contratos.
  • A atividade Food Service mantém uma boa dinâmica, embora o impacto esperado dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Paris 2024 no crescimento não se tenha concretizado.
  • A atividade Produtos Congelados registou um aumento da taxa de enchimento dos seus armazéns em comparação com o 3.º trimestre de 2023, embora enfrente uma dinâmica de mercado difícil que afeta a atividade de transporte associada.

STEF Internacional

  • Espanha regista um bom desempenho graças ao seu desenvolvimento comercial sustentado junto dos seus clientes, nomeadamente no mercado intermédio.
  • Itália continua a registar uma dinâmica de desenvolvimento em todas as suas atividades, com especial enfase no sector dos produtos congelados.
  • O Reino Unido é impulsionado pelo seu crescimento orgânico e por um efeito cambial favorável.
  • A Bélgica regista um bom crescimento, impulsionado pelo arranque da sua unidade de Tubize, perto de Bruxelas.
  • Portugal reforçou o forte crescimento do seu volume de negócios graças ao alargamento da sua carteira de clientes, nomeadamente na atividade Food Service.
  • Os Países Baixos, fortemente afetados pela redução dos fluxos internacionais, continuam a integrar as empresas recentemente adquiridas sob a marca STEF.

O Grupo STEF opera num contexto de incerteza: a inflação e o abrandamento económico, ambos observados na maioria dos países em que o Grupo opera, resultam numa diminuição do consumo e da procura de transporte associado às compras de bens de consumo.

O transporte rodoviário de produtos sob temperatura controlada é sensível a esta conjuntura económica e as empresas do setor têm de fazer face a uma persistente falta de estabilidade. Há vários anos que estas empresas têm de fazer face a aumentos repetidos dos custos num contexto de contração da atividade.

Para o último trimestre do ano, o Grupo STEF permanecerá atento à evolução dos diferentes indicadores económicos em todos os países em que opera. Estará particularmente atento à evolução da carga fiscal em França e às suas consequências.

 

Próxima publicação
Volume de negócios do 4.º trimestre de 2024: 23 de janeiro de 2025 após o fecho da bolsa